Josefov

Josefov ou Jewish Quarter é uma das 5 partes do centro histórico de Praga. Aqui vivia a população Judaica e este bairro chegou mesmo a ser um dos mais ricos.
Foi aqui também que se deram deportações macivas de adultos e crianças por altura da segunda guerra.
Hoje em dia, o Bairro Judeu é composto por algumas das ruas ainda preservadas do ghetto e forma um grande museu judaico, que administra a Sinagoga Maisel, Sinagoga Espanhola, Sinagoga Pinkas, Antigo Cemitério Judaico, Sinagoga Klausen, Sala de Cerimónias (edifício da Sociedade Funerária de Praga) e o Cemitério Judaico de Žižkov.
O primeiro intento de criar este museu foi nazi, que em 1942 criaram o Museu Central Judaico, onde foram reunidas peças de arte de 153 bairros judaicos extintos e de sinagogas da Boémia e da Morávia. O Museu foi projectado, em cooperação com outros especialistas, pelo dr. A. Stein. O seu objectivo principal foi pôr a salvo peças de valor artístico e histórico, em risco de se perderem em consequência da ordenada confiscação de bens judaicos.
O Museu Judaico possui uma das maiores colecções judaicas no mundo, que compreende cerca de 40 000 peças e 100 000 livros. É única não só pelo número das suas peças, mas especialmente porque são originárias de um só território – da Boémia e da Morávia. Na sua totalidade esta colecção oferece um panorama completo da vida e história dos judeus nesta região.

Sem comentários: