Cemitério Judeu


Há mais de 100000 judeus enterrados neste pequeno pedaço de terreno. As lápides são enterradas obliquamente no chão, e há zonas em que chegam a amontoar-se, quase sem relva entre elas e na sua maioria marcam apenas a camada mais superficial de túmulos.
Nalgumas lápides podem-se ver numerosas pedrinhas e bilhetes dobrados cravados nos veios das pedras ou simplesmente pousados nelas. É uma tradição. As pedras significam, numericamente, as pessoas que prestam homenagem à pessoa enterrada naquele sítio e os bilhetes são orações, pedidos, ou mensagens que os vivos deixam aos mortos...

Cemitério Judeu

O Cemitério Judeu é uma das vistas mais impressionante de Praga.
Este cemitério foi usado de 1439 até 1787 e é o cemitério judeu mais antigo em toda a Europa.
Os nazis destruíram todos os cemitérios jdeus, muitas vezes usando as pedras dos túmulos para prática de tiro ao alvo, mas Hitler ordenou que este cemitério permanecesse intacto, pois planeava fazer um grande museu judeu depois de exterminar todos os Judeus Europeus através do seu plano diabólico.

Josefov

Josefov ou Jewish Quarter é uma das 5 partes do centro histórico de Praga. Aqui vivia a população Judaica e este bairro chegou mesmo a ser um dos mais ricos.
Foi aqui também que se deram deportações macivas de adultos e crianças por altura da segunda guerra.
Hoje em dia, o Bairro Judeu é composto por algumas das ruas ainda preservadas do ghetto e forma um grande museu judaico, que administra a Sinagoga Maisel, Sinagoga Espanhola, Sinagoga Pinkas, Antigo Cemitério Judaico, Sinagoga Klausen, Sala de Cerimónias (edifício da Sociedade Funerária de Praga) e o Cemitério Judaico de Žižkov.
O primeiro intento de criar este museu foi nazi, que em 1942 criaram o Museu Central Judaico, onde foram reunidas peças de arte de 153 bairros judaicos extintos e de sinagogas da Boémia e da Morávia. O Museu foi projectado, em cooperação com outros especialistas, pelo dr. A. Stein. O seu objectivo principal foi pôr a salvo peças de valor artístico e histórico, em risco de se perderem em consequência da ordenada confiscação de bens judaicos.
O Museu Judaico possui uma das maiores colecções judaicas no mundo, que compreende cerca de 40 000 peças e 100 000 livros. É única não só pelo número das suas peças, mas especialmente porque são originárias de um só território – da Boémia e da Morávia. Na sua totalidade esta colecção oferece um panorama completo da vida e história dos judeus nesta região.

State Opera

Pormenor do pórtico

State Opera

A Ópera Nacional é provavelmente a casa de espetáculos mais bonita de Praga. Tem um repertório variado incluindo concertos e balé de Verdi, Donizetti, Puccini, Rossini, Tchaikovsky, Prokofiev e outros compositores conhecidos.
Naquela altura estava a dar a Carmen :)

Vistas da Torre da Pólvora


Lá ao fundo o Castelo de Praga...

Vistas da Torre da Pólvora

Vistas da Torre da Pólvora


Despois de subir os 168 degraus exímios de pedra que nos conduzem à sua galeria, a uma altura de 65 metros, somos recompensados com a maravilhosa vista que se nos oferece de Praga, a tão bem chamada Cidade Dorada.

Torre da Pólvora


Das 13 torres defensivas que faziam parte das muralhas que rodeavam a cidade velha em 1232, esta é a única que chegou aos nossos dias.
Por esta porta tinham acesso à Praga medieval as rotas comerciais procedentes da cidade real checa de Kutná Hora, Bohemia Oriental, e as procedentes da Polonia e do Báltico.
Já durante o reinado de María Teresa de Austria (sec. VIII), a Porta ou Torre da Pólvora passa a deixar de ter funções defensivas para se converter em armazém de pólvora- daí o nome actual.
As invasões não destruíram, mas danificaram a torre, tendo esta sido reconstruída no séc. XIX,
pelo célebre arquitecto checo Josef Mocker em estilo pseudogótico
Hoje a Torre da Pólvora é um dos mais valiosos monumentos arquitectónicos praguenses.

Narodni Muzeum


Narodni, em checo significa Nacional. Ao fundo o Museu Nacional, então, onde está patente uma exposição perene de pedras e minérios apaixonante para os interessados na matéria.
A estátua equestre de Venceslau defronte do Museu, com uma cruz de madeira, rodeada de flores, assinala o local onde, em 1968, Palach deu a vida imolando-se pelo fogo, em sinal de protesto contra o esmagamento da chamada Primavera de Praga, por parte das tropas do Pacto de Varsóvia.
O Bom Rei Venceslau como é conhecido, padroeiro dos checos, foi assassinado no séc X por seu irmão que, desta forma torpe e cobarde, ascendeu ao trono. A meio da Praça Venceslau ergue-se, altivo, dignamente sentado no seu cavalo, estandarte na mão direita, elmo na cabeça, envergando uma cota de malha. Pelas costas, uma capa ou manto. Diz a lenda que, um dia, ressuscitará e guiará o seu povo.
Não deixa de ser curioso o facto de o nome Venceslau (Waclav) estar estreitamente ligado à então Checoslováquia e hoje República Checa. Na ditadura, um Venceslau ousou resistir. Quebradas as amarras, outro Venceslau ressurge para liderar o seu povo. Falo de Waclav (Venceslau em Português) Havel, o Presidente da República Checa que deixou o poder há pouco tempo, mas a quem este país deve muita cultura e organização.

Hotel Europa


Ao longo da sua existência centenária, este hotel tornou-se um marco arquitectónico.
O seu interior exclusivo apareceu em vários filmes de produção mundial, como é o caso da Missão Impossível, com Tom Cruise.
O "Café Europa" e o Restaurante Art Nouveau chamado "Restaurante Titanic" têm renome mundial.

Hotel Europa


Este é um dos Hotéis mais antigos da cidade. Fica a meio da Venceslau e é um marco da art nouveau.

Ao longo da Venceslau


Um pormenor da fachada da loja da H&M

Ao longo da Venceslau


A H&M marca a sua presença com três andares de loja, ocupando este magnífico edifício, cheio de pormenores e motivos esculpidos

Ao longo da Venceslau



Um pormenor do edifício da loja da C&A...

Praça Venceslau- vista da Na Prikopé



Na Prikopé é a rua transversal que dá acesso a quase todas as ruinhas da "baixa" praguense. Com teatros, restaurantes, cervejarias e galerias é uma das ruas mais percorridas da cidade. Numa das suas pontas desemboca na Praça Venceslau. São Venceslau foi uma personagem importante na luta contra as invasões na Rep. Checa, pelo que além de canonizado é representado em muitos edifícios e cantos da cidade. A praça, com o seu nome, também exibe na zona central uma estátua em sua honra.

Praça Venceslau- vista do museu nacional




Praça acima, praça abaixo: é a sina de todo o turista em Praga.
Aqui encontram-se lojas ocidentais comungadas com edifícios art nouveau e marcos comunistas.
É um ponto de encontro e um lugar comum para todos e para tudo.